NEWS: Lisboa eleita uma das 21 cidades do futuro

Share

Portugal nos últimos anos vem se tornando cada vez mais um país com grande potencial turístico, gastronômico e inovador. Viver na terrinha sem dúvidas é desejo de muitos brasileiros que buscam uma melhor qualidade de vida, segurança e tranquilidade.

Muitos brasileiros possuem ascendência portuguesa, podendo assim se tornar um cidadão europeu e nem sabem disso! Devido ao grande movimento migratório dos portugueses no decorrer da história brasileira, muitos homens e mulheres casaram-se com pessoas de outras etnias e tornaram o Brasil esse incrível mix de raças.

Para saber se você tem direito de solicitar a cidadania portuguesa e poder morar em qualquer país da União Europeia sem empecilho algum, faça nosso teste e descubra de forma rápida e prática.

Lisboa, a capital de Portugal foi eleita entre mais de 150 cidades como um dos 21 lugares do futuro, destacando-se pela qualidade das universidades, infraestrutura e segurança, segundo um estudo feito pela empresa norte-americana de serviços de tecnologia, Cognizant.

A pesquisa conclui que Lisboa é uma “cidade sofisticada”, que se destaca pelo acesso ao capital privado, por possuir um governo e uma administração local estável e por ser uma cidade super sustentável.

Por outro lado, a capital foi destaque por ser um lugar onde é fácil conseguir trabalho, com muita oferta e muita demanda. Foi destaque também pela grande oferta cultural e de entretenimento, além de apresentar um bom custo de vida.

Além de Lisboa, o estudo citou cidades como Tel Aviv (Israel), São Paulo (Brasil), Wellington (Nova Zelândia), Dundee (Escócia), Toronto (Canada), Atlanta, Sacramento e Portland (EUA), Kochi (Índia), Songdo (Coreia do Sul), Tallinn (Estónia), Shenzhen e Haidian, Pequim (China), Nairobi (Quénia), Lagos (Nigéria) e Da Nang (Vietnã).

Manuel Ávalos, diretor geral da empresa Cognizant afirmou que “identificamos Lisboa como um foco de inovação global e de novas ideias, que certamente irão criar e impulsionar o futuro do trabalho. A quarta revolução industrial e a pandemia estão transformando a economia à escala global e são necessários novos talentos, novas competências e novas atitudes”.

Segundo ele, a pesquisa “21 lugares do futuro” é um roteiro que permite às empresas, aos governos e às pessoas aprenderem com o sucesso de outros lugares em expansão.

Para a realização da pesquisa, a Cognizant utilizou a “metodologia de um átomo”, onde cada cidade possui os núcleos e os elétrons. “No centro encontram-se três elementos bem definidos e que são considerados essenciais para o sucesso de cada uma das cidades: governo local, qualidade das escolas e universidades e acesso ao capital privado. No entanto, cada núcleo precisa de elétrons à sua volta. No estudo, os elétrons são constituídos por oitos componentes: infraestrutura física, sustentabilidade, estilo de vida (diversidade e inclusão), cultura e entretenimento, arquitetura, infraestrutura digital, grupos de talento e acessibilidade”.

A pesquisa também contou com dados fornecidos pelo World Economic Forum, ESI e do projeto de justiça global.