NEWS: Portugal deve iniciar vacinação em pessoas de 30 e 40 anos em julho

NEWS: Portugal deve iniciar vacinação em pessoas de 30 e 40 anos em julho

Share

A população portuguesa na faixa etária dos 30 e 40 anos devem começar a ser vacinados já em julho, assim que a vacinação de pessoas com mais de 50 anos estiver concluída, o que se prevê que aconteça no final do mês de junho.

A declaração foi feita pelo coordenador da task-force de vacinação, o Almirante Gouveia e Melo, ouvido esta quarta-feira na Comissão Parlamentar.

O responsável explicou que depois de a maioria dos cidadãos maiores de 50 anos estar vacinado, o que deve acontecer até ao final de junho, o processo começa para a faixa etária dos 40 anos e uma semana depois para a dos 30.

“Até 30 de Junho deverá estar fortemente vacinada, acima de 70%” a população acima dos 50 anos. Passada uma semana, abrimos o processo para as pessoas acima dos 40 anos e, passada outra semana, para as de 30 anos, para acelerar a vacinação”, afirmou na audição sublinhando que a expectativa é de ter a população acima dos 30 anos “praticamente coberta até ao final de Julho, início de Agosto”.

Segundo o responsável, era até possível que este objetivo fosse antecipado, se não fossem os problemas das restrições etárias na administração da vacina da Janssen. Cerca de 2,7 milhões de doses podem ser desperdiçadas por não haver, a partir de determinada altura, menores de 50 anos para serem vacinados, uma vez que agora a vacina apenas é recomendada para pessoas acima dessa faixa etária.

Ainda assim, é sempre possível que aqueles que quiserem possam ser vacinados, assinando um termo de consentimento informado, “de forma voluntária” – que está previsto na norma da Direcção-Geral da Saúde.

“A única preocupação é que não devemos promover esta possibilidade porque isso pode implicar reverter para o Estado uma responsabilidade”, afirmou. “Uma coisa é as pessoas pedirem de forma voluntária e outra é nós promovermos esse mecanismo, incentivando, de alguma forma, esse tipo de vacinação”, acrescentou Gouveia e Melo.

Até o momento (13/05) Portugal já administrou 4.22 milhões de vacinas, totalizando 11,3% da população com as duas doses já concluídas.

A tendência é de que até dezembro de 2021 grande parte dos portugueses e imigrantes que vivem no país já estejam vacinados.