NEWS: Portugal e a utilização de redes sociais

Share

Você sabia que o Facebook é a rede social mais utilizada em Portugal?

Diferente do Brasil, onde a rede mais popular é o Youtube com 96,4%, seguido pelo Whatsapp 91,7% e o Facebook 89,8%. Em Portugal, segundo estudo feito pela Marktest, em 2020, ano marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19, apenas 49,4% dos utilizadores portugueses disseram que usam com frequência o Facebook, enquanto que em 2019 o número era de 51,5%.

Em sentido contrário está o Instagram (IG) e o WhatsApp, que ganharam mais visibilidade nos últimos anos. Em 2020, o IG foi usado por 22,8% e o WhatsApp por 15,5% dos portugueses.

Já o aplicativo mais utilizado com função de “bate-papo” no país é o Messenger do Facebook.

Segundo o estudo, não há diferenças entre os dois gêneros no perfil dos utilizadores de redes sociais portugueses, 66% dos utilizadores têm menos de 45 anos, 53% pertence às classes sociais mais altas e 36% reside nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto.

O acesso a redes sociais é sobretudo feito através do celular, entre às 20 e às 24 horas, sendo uma média diária de 93 minutos de utilização. Sábados e domingos são os dias em que mais se passa tempo nas redes sociais.

Entre as atividades realizadas nas redes sociais, a troca de mensagens é a mais frequente (por 78% dos utilizadores), seguida de ler notícias em sites de informação (67%) e comentar publicações da rede de contactos (65%).

REDES SOCIAIS NA UNIÃO EUROPÉIA

Quando falamos do uso das redes sociais dos cidadãos da UE, Portugal ocupava em janeiro de 2020 o quinto lugar entre os Estados membros que mais utilizavam estas plataformas, antecedido por Malta, Chipre, Eslovénia e Dinamarca, segundo os dados apresentados no documento.

De acordo com a mesma informação, entre julho de 2019 e julho de 2020, a quase totalidade (98,5%) da utilização das redes sociais em toda a União Europeia estava sobre cinco plataformas, todas elas norte-americanas: Facebook (75,66%), Pinterest (8,78%), Twitter (7,61%), Instagram (4,47%) e YouTube (1,14%).

De modo geral, o uso generalizado das redes sociais está crescendo cada vez mais, seja de uma plataforma ou outra, o mundo se encontra a cada minuto mais conectado e sem fronteiras.

Morar fora do país passou a ser “mais fácil” graças às facilidades que a tecnologia nos proporciona. Encontros virtuais com família e amigos para matar a saudade, mensagens instantâneas que chegam em qualquer lugar do mundo e fotos e vídeos que podem ser compartilhados num piscar de olhos.

E você, já pensou em encarar essa aventura e viver em outro país? Quem sabe Portugal não pode ser uma boa alternativa? A familiaridade com o idioma, clima ameno, comida deliciosa e o melhor, os portugueses são sem dúvidas um povo totalmente hospitaleiro.

Nós da Cidadania Já podemos te ajudar nesse novo desafio. Somos a maior empresa do Brasil no segmento de assessoria de documentação brasileira para obtenção de Cidadania Portuguesa, além disso, temos o serviço de planejamento de viagem, onde te ajudamos em todas as etapas no processo de mudança. Ficou interessado? Fale com nossa equipe e saiba mais sobre o que podemos te oferecer.