O plano de vacinação contra a COVID-19 foi apresentado em 03 de dezembro e será dividido em 3 fases. Segundo o governo, a vacina deverá chegar em Portugal no começo de janeiro e os grupos prioritários incluem doentes com mais de 50 anos, profissionais de lares e profissionais da saúde e das forças armadas.
Dividido em 3 fases, a vacinação será “universal, gratuita e facultativa”, ou seja, será distribuída a toda a população portuguesa, as doses serão gratuitas e não serão obrigatórias.
Fase 1 (950 mil pessoas)
Nessa primeira fase serão vacinados:
- Pessoas com 50 anos ou mais com uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, DPOC ou doença crônica respiratória
- Profissionais e residentes em lares de idosos
- Profissionais e internados em unidades de cuidados continuados
- Profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes
- Profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos
Segundo Francisco Ramos, coordenador da task force criada para o plano de vacinação Covid-19, sendo otimista esse primeiro grupo deverá estar vacinado entre janeiro e fevereiro, porém o cenário mais provável estende-se a março.
Fase 2 (2,7 milhões de pessoas)
Na segunda fase serão vacinados dois grupos:
- Pessoas com 65 anos ou mais com com ou sem patologias
- Pessoas entre os 50 e 64 anos com pelo menos uma das patologias: diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crônica, insuficiência hepática, obesidade, hipertensão arterial
Neste grupo estão calculadas 2,7 milhões de pessoas e a previsão de Francisco Ramos é de que a vacinação esteja concluída em junho ou julho.
Fase 3 (restante da população de Portugal)
Todas as pessoas que não fazem parte dos grupos da primeira e da segunda fase da vacinação poderão tomar a vacina na 3ª fase.
ADMINISTRAÇÃO DA VACINA
A primeira fase da vacinação será administrada nos 1.200 pontos de vacinação habituais dos centros de saúde, nos lares e unidades de cuidados continuados.
Os centros de saúde estarão destinados às 400 mil pessoas com mais de 50 anos, enquanto os pacientes e profissionais de lares serão aí vacinados pelas equipes de enfermagem residentes.
A vacina será também administrada aos profissionais de saúde e dos serviços essenciais no âmbito da medicina no trabalho.
Portugal adquiriu aproximadamente 22 milhões de doses da vacina, com custo em cerca de 180 à 200 milhões de euros.
Para saber mais informações sobre o plano nacional de vacinação no país, acesse o site da SNS – Serviço Nacional da Saúde.
Com novas medidas de confinamento e restrições, Portugal nas últimas semanas está conseguindo baixar os números de novos casos.
Uma das medidas impostas pelo governo que ajudou nessa queda de casos foi a proibição de circulação entre concelhos (cidades) que estejam em situação de risco elevado ou risco alto. Fica restrito a passagem entre um concelho, além de recolhimento obrigatório aos finais de semana a partir das 13h, (incluindo encerramento de todo comércio, shoppings, restaurantes e etc).
Se você pensa em morar em Portugal mas não sabe por onde começar, fale com nossa equipe e descubra como podemos te ajudar!
Nós do Cidadania Já ajudamos brasileiros a obter a documentação para cidadania portuguesa, além do auxílio para aqueles que querem mudar para o país de forma descomplicada.