NEWS: Portugal pretende vacinar 70% da população adulta até o final de 2021

Share

O primeiro-ministro António Costa afirmou nesta quinta-feira (20/01) que o plano de vacinação nacional está de acordo com os objetivos da Comissão Europeia e que, sem incidentes ou imprevistos, no final do verão, Portugal terá 70% da população adulta vacinada contra a COVID-19. Este objetivo foi assumido em conferência de imprensa, depois de questionado sobre as metas de vacinação presentes no plano da Comissão Europeia.

Segundo Costa, “as propostas da Comissão Europeia estão em linha com o nosso próprio plano de vacinação e as doses que semanalmente Portugal recebe decorrem dos contratos definidos pela própria Comissão Europeia. Portanto, os objetivos estão fixados tendo em conta as doses e o ritmo da sua distribuição”.

Disse ainda, “se não houver um percalço no processo de distribuição das vacinas, que estão contratualizadas e calendarizadas, Portugal chegará ao final do verão com condições para ter 70% da população devidamente imunizada”.

Em relação ao plano de vacinação nacional, o primeiro-ministro disse que Portugal “continua preparado para assegurar a vacinação ao ritmo previsto, designadamente com a vacinação de todos os pacientes e colaboradores dos lares – uma operação que se espera concluída no final da próxima semana”.

NOVAS REGRAS COVID-19

Devido ao aumento significativo de novos casos, o governo decidiu adotar novas medidas para combater a propagação da COVID-19 em Portugal.

Todas as escolas de todos os níveis de ensino estão encerradas a partir de hoje (22) e durante duas semanas, essa interrupção será compensada em um outro período de férias – Carnaval, Pascoa e Verão. As creches também são fechadas com intuito de diminuir a deslocação de pais, enquanto as universidades deverão ajustar o calendário de provas já que as instituições também encerram.

Também serão encerradas as lojas do cidadão a partir de sexta-feira (22), mantendo o atendimento nos demais serviços públicos apenas por marcação. Já os tribunais de primeira instância vão voltar a encerrar, exceto para atos processuais urgentes.

Está proibido a circulação entre os concelhos entre as 20h de sexta-feira (22) até às 05h de segunda-feira (25), com algumas exceções previstas, como a possibilidade de votar nas eleições presidenciais no domingo.

Portugal registou até dia 21 de janeiro mais 221 óbitos (novo máximo diário) e 13.544 novos casos de COVID-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, o país contabilizou 9.686 vítimas mortais e 595.149 infetados.