NEWS: Portugal teve o 5º maior aumento de salário em 2020 na Zona Euro

Share

Em 2020, ano marcado pela pandemia, o mercado de trabalho da União Europeia perdeu mais de três milhões de postos de emprego. Ainda assim, esta queda ficou meio milhão a menos da registrada na crise financeira em 2009, apesar da queda do PIB ter sido maior agora, por causa de medidas de apoio ao emprego muito mais fortes os portugueses sentiram menos o impacto.

A resiliência do mercado de trabalho permitiu a subida dos salários na maioria dos Estados-membros da União Europeia. Tiveram em geral um aumento de 0,9% e na Zona Euro cresceram 0,6%, de acordo com dados divulgados pela Comissão Europeia.

PORTUGAL E O EURO

Dentro dos países que têm o euro como moeda oficial, Portugal se destacou pela subida dos salários de 2,9% em 2020, a quinta maior, apenas superado pela Letónia (5,3%), Lituânia (8,2%), Holanda (4,9%) e Eslováquia (3,3%).

A subida dos salários foi influenciada pela destruição dos empregos com remunerações mais baixas, já que esses tendem a ser os primeiros afetados por uma crise. As estatísticas mostram que foram os trabalhadores jovens, com salários abaixo dos 900 euros e com contratos a termo (tempo pré determinado pela empresa), os mais afetados pela pandemia.

Devido a crise causada pela COVID-19 , esse impacto foi ainda maior, já que o setor mais afetado foi o do alojamento e turismo.

SALÁRIOS DEVEM CONTINUAR A SUBIR EM 2021 E 2022

As previsões da Comissão Europeia confirmam que o salário médio vai continuar a subir durante os próximos anos de recuperação económica.

Em média, na Zona Euro, os salários devem crescer 2,2% em 2021 e 2,4% em 2022. Este ano, além da retomada do mercado de trabalho, o salário médio deve beneficiar do aumento do salário mínimo uma vez que a maioria dos Estados-membros decidiu aumentá-lo, apesar da crise pandêmica.

Em Portugal, os salários vão crescer 2,8%, acima da média da Zona Euro, tanto em 2021 como em 2022, mantendo praticamente o ritmo de 2020, mas sem recuperar a subida superior a 3% registada em 2018 (3,9%) e 2019 (3,5%).

Este ano não haverá nenhum país com uma redução do salário médio. A subida mais pequena será registada na Espanha (0,5%), após um crescimento dos salários de 1,5% em 2020. Em 2022, os salários dos espanhóis aumentarão 2%.

Atualmente Portugal possui um salário mínimo de 665 euros por mês, já o valor médio é de 1.314 euros. Isso mostra que boa parte da população recebe a remuneração mínima.

E você, tem vontade de morar em Portugal? Fale com um de nossos consultores sobre quais são as maneiras possíveis de viver no país e como podemos te ajudar!