NEWS: PRESIDENTE DE PORTUGAL VISITA O BRASIL EM AGOSTO

Share

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rabelo de Souza, fará uma viagem ao Brasil no início da próxima semana. De acordo com o comunicado oficial divulgado pelo governo, Marcelo visitará o país para participar da reabertura do Museu da Língua Portuguesa e irá encontrar-se com o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Estes encontros foram hoje (26/07) divulgados através de uma nota no site oficial da Presidência da República sobre a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa ao Brasil, no próximo fim de semana.

O chefe de Estado visitará primeiro São Paulo, onde acontecerá a inauguração do Museu e onde terá, também, encontros marcados com os ex-presidentes brasileiros Lula da Silva, Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso.

O encontro com Jair Bolsonaro decorrerá, depois, em Brasília.

Esta será a quinta viagem de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República ao Brasil, onde esteve logo no seu primeiro ano de mandato, 2016, para a abertura dos Jogos Olímpicos. O chefe de Estado já foi recebido uma vez por Jair Bolsonaro em Brasília, em janeiro de 2018, logo no dia seguinte à sua posse como Presidente da República Federativa do Brasil, na qual Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente.

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Museu da Língua Portuguesa foi atingido por um violento incêndio em dezembro de 2015 e esteve fechado mais de cinco anos para obras de recuperação. E irá reabrir no próximo dia 31 de Julho, com a exposição ‘Língua Solta’.

A reabertura estava programada para 17 de Julho, dia em que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemora 25 anos, mas a data foi adiada pelo governo do estado de São Paulo. 

Segundo os responsáveis pelo museu, o público terá acesso à exposição temporária Língua Solta, com curadoria de Fabiana Moraes e de Moacir dos Anjos, que “revela a língua portuguesa em seus amplos e diversos desdobramentos na arte e no quotidiano por meio de um conjunto de artefactos que ancoram seus significados no uso das palavras, como objectos da arte popular e da arte contemporânea, apresentados de maneira diversificada”, informa o comunicado da Secretaria de Cultura de São Paulo.

Instalado na histórica Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é um dos primeiros museus totalmente dedicados a um idioma no mundo e promove um mergulho na história e na diversidade do idioma através de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos.