NEWS: Projeto Multifamily ira revolucionar o mercado imobiliário em Portugal

Share

Portugal na última década foi um dos países do mundo que mais recebeu imigrantes com intuito de viver em suas terras. Por esse motivo, grande parte da oferta de casas e apartamentos disponíveis nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto começou a desaparecer.

Muitas dessas pessoas que migram para Portugal optam por morar nessas regiões por motivos de trabalho e maiores oportunidades. O grande problema desse movimento foi que nos últimos anos a oferta de imóveis praticamente desapareceu, em contra partida, a busca só aumentou…

Conclusão, preços muito elevados e muitas exigências, deixando esse processo de aluguel cada vez mais difícil para os imigrantes e os próprios portugueses.

Com a esperança de oferecer um “fôlego” nas principais regiões, Portugal irá investir em um novo conceito de construção de casas, conhecidas por Multifamily, BTR (Build to Rent) ou PRS (Private Rental Scheme), que basicamente são casas com o propósito único de arrendamento (aluguel).

Segundo a JLL imóveis, Portugal tem de fato quase tudo, a necessidade e investidores interessados, mas falta algo importante: produto disponível. O mais recente estudo da JLL, “Multifamily – A market on the rise”, aponta o país como um dos que apresenta maior potencial na Europa para a expansão deste modelo, e não tem dúvidas que irá emergir como “grande aposta” dos investidores nos próximos anos, com projetos que irão trazer cerca de 3.000 opções para arrendamento ao mercado nacional já a partir de 2023, corrigindo assim o problema da oferta.

CASAS MULTIFAMILY

As casas multifamily são projetadas para serem flexíveis e atender a diferentes tipos de necessidades. Na prática, esse segmento alternativo se caracteriza por projetos de habitação em larga escala, standardizados, exclusivamente direcionados para arrendamento (aluguel), e com uma gestão profissionalizada que garante a proteção e valor das casas a longo prazo.

Em Portugal a procura por este tipo de casa tem aumentado muito nos últimos anos por parte de imigrantes, das gerações mais novas e de famílias de classe média e média baixa – seja por dificuldades em obter financiamento junto dos bancos para comprar casa, ou porque simplesmente preferem a flexibilidade de se mudarem quando quiserem.

PORTUGAL É O PAÍS PREFERIDO PARA INVESTIDORES

Além dos bons indicadores de procura e da falta de oferta, Portugal é também um alvo preferencial por estar ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento do negócio, não existindo no país um mercado de arrendamento institucional, sendo por isso um bom local para lançar projetos de grande escala nesta área.

Segundo Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL, “alguns projetos já em estão em desenvolvimento e, nos próximos anos, vamos ter muitas novidades neste setor. Diria que, nos próximos cinco anos, podemos ver o investimento em Multifamily no nosso país disparar para um peso de 25% do total investido no nosso mercado”.

Não há dúvidas de que esse novo projeto trará melhorias significativas para o país e para as famílias que buscam por habitações com valores justos nos grandes centros urbanos.

Se você pretende morar em Portugal nos próximos anos, essa com certeza é uma boa notícia! Além disso, saiba que nós do Cidadania Já também podemos te ajudar a tornar esse processo de mudança mais leve e prático.

Oferecemos o serviço de planejamento de viagem, onde junto com uma equipe em Portugal, fazemos a busca de imóveis e auxiliamos em todos os trâmites necessários. Podemos também te ajudar na busca pela documentação para obtenção da cidadania portuguesa. Ficou interessado? Fale com a gente e tire todas suas dúvidas.