O que visitar na região Centro de Portugal

Share

Como o próprio nome já diz, a região Centro de Portugal fica localizada no coração do país, cercada de muita tradição e paisagens incríveis. Na região é possível encontrar cidades modernas e desenvolvidas, e ao mesmo tempo aldeias perdidas no tempo e cheias de histórias.

A região Centro de Portugal é composta pelos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Leiria, uma grande parte de Aveiro, Viseu e Guarda, e parte de Santarém.

CENTRO – PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Cidade de Óbidos

Óbidos é uma cidade localizada no distrito de Leiria e é conhecida pelas muralhas que a cercam, transformando em uma verdadeira vila medieval.

Vila de Óbidos

Além das muralhas, existe um castelo super preservado na cidade que atrai milhares de turistas o ano todo. As ruas estreitas e as casas pintadas de branco dão um charme a parte para a vila, onde acontecem vários eventos anuais que movimentam a economia local.

As festas mais conhecidas são a Vila de Natal, onde a cidade é toda enfeitada como se fosse a casa do Papai Noel, o Festival Internacional do Chocolate e o Mercado Medieval.

Nazaré

Uma das praias mais cobiçadas pelos amantes de surf, Nazaré é sem dúvidas uma cidade que precisa estar no seu roteiro de viagem! A cidade fica em uma encosta onde é possível visualizar as falésias e seu encontro com o mar.

Praia de Nazaré

Entre os meses de outubro e março é possível observar as famosas ondas gigantes. O maior recorde até hoje foi de 27 metros e surfada por um brasileiro.

Além da cidade ser linda e a praia uma atração à parte, a culinária é rica e cheia de sabores. Voltada mais à caldeiradas de frutos do mar e peixes, seu frescor é incomparável e vale a pena ser provada.

Universidade de Coimbra

Mesmo que não seja seu propósito estudar, visitar a Universidade de Coimbra é sem dúvidas um passeio cheio de história e muito divertido.

A instituição foi reconhecida em 2013 pela UNESCO como Patrimônio Histórico e além de milhares de estudantes, atrai turistas durante o ano todo.

Universidade de Coimbra

Saiba que existem vários locais interessantes para conhecer dentro do complexo da universidade, como a Biblioteca Joanina (eleita diversas vezes como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo), o Antigo Palácio Real, a Prisão Académica e muito mais.

Aveiro

A cidade de Aveiro é conhecida por seus canais, que cortam a cidade, transformando-a em a Veneza Portuguesa.

Além da Ria (rio que passa pela cidade), a poucos quilômetros do centro temos algumas das praias mais bonitas da região Centro do país, como a praia de São Jacinto, totalmente preservada e praticamente deserta. Além da praia da Barra, local onde está situado o maior farol de Portugal.

Praia da Barra – Aveiro

CLIMA

A região Centro tem um clima moderado, sendo possível encontrar temperaturas beirando os 40 graus, durante o verão nas regiões mais interioranas.

Por outro lado, a conhecida Serra da Estrela é um ponto de referência quando o assunto é neve em Portugal, nos meses de inverno mais árduo, entre dezembro e fevereiro,é possível ver a serra coberta por neve.

Essa paisagem nada comum faz com que muitos portugueses e turistas optem por passar um Natal e Ano Novo diferente (com temperaturas negativas e muita neve) na região.

CULINÁRIA TÍPICA

Sem dúvidas, comer bem não será um problema se você estiver passeando pelo Centro de Portugal.

Conhecida nacionalmente por ser a região com melhores caldeiradas de peixes (cidade de Nazaré), além do famoso leitão à bairrada (leitão assado com pele crocante) e os tradicionais queijos de cabra e ovelha.

Para os amantes de doce, o que não faltam são opções! Doces conventuais, como os pastéis de Tentúgal (Coimbra), os ovos moles de Aveiro e o pão de ló de Ovar são apenas algumas das deliciosas opções… Não podemos esquecer também do mel produzido na região, considerado o melhor do país.

Ovos Moles – Aveiro

TRABALHO

O centro do país detém uma grande porcentagem das empresas existentes hoje em Portugal, trazendo muitas oportunidades de trabalho. Por estar localizado bem “no meio”, diversas indústrias optam por se fixar na região, facilitando assim o transporte nacional.

O setor de serviços representa 63,8% do trabalho na região, seguido de 36,8% o setor de indústria e comércio e 4,6% a agricultura.

O turismo e o artesanato também movimentam a economia no centro do país. Milhares de turistas visitam a região anualmente e impulsionam setores como hotéis, restaurantes, bares, lojas e muito mais…

Eaí, tem vontade de morar em Portugal? Tem algum familiar português e quer saber se tem direito a cidadania portuguesa? Entre em contato com nós do Cidadania Já e conheça melhor sobre nossos serviços.