Transferindo contas básicas em Portugal

Transferindo contas básicas em Portugal

Share

Após alugar um imóvel em Portugal, na maioria dos casos as contas básicas como, energia, gás, água e telefone serão transferidas para o nome do atual proprietário, no caso, você.

O processo é simples e pode facilmente ser resolvido em um só dia!

Vamos então ao passo a passo de como fazer essa transferência sem dor de cabeça e de forma rápida e prática.

Antes de tudo, para alterar o titular das contas, você já deve ter em mãos o contrato de aluguel atualizado em seu nome, sem ele será impossível dar continuidade em todo o processo.

Energia e Gás

Uma coisa muito comum em Portugal que nós brasileiros não estamos muito habituados, é o sistema de aquecimento a gás. Em quase todas as casas e apartamentos existe esse tipo de sistema e é praticamente essencial para os meses mais frios do ano, proporcionando um aquecimento mais rápido e eficaz da água.

Para fazer a alteração da energia e do gás (normalmente a mesma empresa fornecerá os dois serviços juntos) você e o antigo titular da conta deveram ir juntos à Loja do Cidadão, apresentar o contrato de aluguel, o NIF e um documento de identificação, seja o passaporte ou cartão de cidadão/autorização de residência.

Poderá optar por pagamento em débito ou boleto, e no mês seguinte a conta já virá em seu nome.

Água

É possível alterar a conta de água indo diretamente a empresa responsável, ou na Loja do Cidadão, em cada região é feito de uma maneira, por isso deverá se informar antes onde será preciso ir para fazer a alteração.

Irá precisar apenas do contrato de aluguel, NIF e documento de identificação. O processo é feito na hora.

Telefone/Internet/ Tv a cabo

Normalmente a mesma empresa fornece todos esses serviços em um único pacote.

Existem diversas opções no país, com diferentes valores e serviços, por isso pesquise bem e veja qual atende mais suas necessidades.

Esteja atento também ao tempo de contrato, em alguns casos só é possível fechar o plano de no mínimo 2 anos, ou seja, se quiser cancelar o plano antes desse prazo será preciso pagar uma multa.

Para fazer a alteração da conta será pedido o contrato de aluguel, NIF e documento de identificação de ambos. O processo deverá ser feito na própria loja que oferece o serviço e fica pronto na hora.

Os processos de mudança de titularidade são bem simples e rápidos. Não se esqueça que quando pretender sair do imóvel que alugou, deverá fazer o mesmo com o novo inquilino para que não haja problemas de contas indevidas em seu nome.

Nós do Cidadania já podemos te ajudar com todo o processo de mudança para Portugal, tornando o processo mais simples e descomplicado! Não deixe de nos contactar.