Vacinação contra gripe em Portugal começa em 15 de outubro

Share

Como já sabemos, Portugal é um dos países da Europa com maior população de idosos ativos. Segundo dados apresentados pela Pordata, atualmente são aproximadamente 153 idosos para cada 100 jovens! .

No ano de 2020, devido a pandemia causada pelo COVID-19, grande parte dessa população considerada de maior risco, deixou de ir aos centros de saúde e hospitais para a realização de exames de rotina, algo que trouxe grande preocupação e alerta ao governo.

Com a chegada do outono e a baixa das temperaturas, muitos desses idosos costumam ficar gripados e resfriados. O grande medo do governo é de que estes doentes tenham que utilizar o sistema de saúde, que atualmente já está trabalhando à 90% e não seja possível conseguir atender a todos.

Por esse motivo, a vacinação vai começar cerca de duas semanas depois do que tem sido habitual, para garantir uma “melhor e maior proteção durante o período da epidemia de gripe”, que em Portugal tem início habitualmente na segunda quinzena de dezembro, explicou a Direção Geral da Saúde.

Os primeiros a serem vacinados são profissionais de enfermagem, que vão até os lares de idosos para aplicar as doses aos moradores. Os que não residem em lares especiais, mas que não podem se deslocar até os centros de saúde, também podem fazer um agendamento para receber a vacina em casa. O objetivo, conforme disse o governo, é evitar as aglomerações nos centros de saúde e que as pessoas mais vulneráveis tenham que ir aos locais.

Mulheres grávidas também fazem parte do grupo de risco e poderão ser vacinadas nesta primeira etapa. O agendamento deve ser feito por telefone, no centro de saúde mais próximo da sua casa.

VACINA GRATUITA PARA IMIGRANTES

A vacina será gratuita para cidadãos nacionais e imigrantes que vivem no país (que façam parte do grupo de risco). O governo preparou 350 mil doses para a primeira fase da campanha. No total serão mais de 2 milhões de doses disponibilizadas para a população.

Para pessoas que não fazem parte de nenhum grupo de risco, a vacina estará disponível nas farmácias a partir de 15 de outubro. Com a receita médica o indivíduo consegue desconto de 37%, porcentagem paga pelo Governo.

Portugal tem se mostrado preocupado e consistente em suas atitudes referentes à medidas de prevenção ao momento delicado que estamos vivendo. Por esse motivo, muitas pessoas não perderam o sonho e querem, cada vez mais, mudar-se para a terrinha!

Se esse é seu caso, entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar em todo o processo de mudança para o país, além de auxílio na obtenção de documentos para cidadania portuguesa e italiana. Tá esperando o quê? Fale com a gente!