Viver em Portugal como aposentado

Share

Portugal sem dúvidas é um dos países mais procurados por cidadãos do mundo todo para viver o período mais tranquilo e sossegado da vida, a tão sonhada aposentadoria! Depois de muitos anos de trabalho duro e estresse do dia a dia, nada melhor do que optar por um lugar tão especial quanto à terrinha.

O clima durante o ano é ameno e agradável, com temperaturas médias de 18ºC. Portugal possui uma grande variedade de praias, algumas delas localizadas no Algarve, foram eleitas como as mais belas da europa… Mas não pense que o país agrada somente aos amantes do mar.

Mais ao norte e centro do país, temos lindas montanhas, como a Serra da Estrela, situada no distrito de Guarda. Lá nos meses de janeiro e fevereiro é possível ver neve, inclusive existe uma estação de ski no topo da montanha.

Veja também Qual a melhor cidade para morar em Portugal

Além desses fatores, Portugal está em uma localização privilegiada… Viagens para outros países da Europa como Espanha, França, Itália, Alemanha são rápidas, no máximo duas horas de avião, e o melhor são as passagens aéreas. Através de companhias low-cost é possível encontrar bilhetes promocionais por até 10 euros!

Outro ponto que deve ser levado em conta é o custo de vida em Portugal, o país é o que possui o menor custo de toda a Europa. Levando em consideração que você não trabalhará e dependerá do valor mensal da aposentadoria, esse fator deve ser levado em consideração e fazer parte do seu planejamento.

Os preços médios para um casal podem variar muito em relação a cidade escolhida. Nos maiores centros urbanos como Lisboa e Porto, o custo poderá ser até o dobro do que em cidades mais ao interior do país, por isso pesquise bastante e veja qual local tem mais a “sua cara”.

Visto D7

Portugal possui um visto próprio para quem pretende morar no país sendo aposentado ou tendo rendimentos que proporcionem condições para viver. Para solicitar o D7 você precisa preencher alguns pré-requisitos importantes como o valor da sua aposentadoria.

Esse valor é calculado da seguinte maneira:

Se você pretende mudar sozinho para Portugal, precisará de uma aposentadoria de no mínimo 635 euros (salário mínimo 2020), já que o valor para uma pessoa é de 100%.

Se for você e seu companheiro, é necessário comprovar um valor de 150% (100% você + 50% agregado).

No caso de filhos, o acréscimo é de 30%.

Para saber mais sobre como adquirir esse tipo de visto, entre em contato com a gente e tenha maiores informações de como funciona todo o processo.

Cidadania Portuguesa

Se você já possui cidadania portuguesa, pode morar em Portugal sem problema algum. No caso de marido ou esposa e filhos que não possuam a cidadania, é possível fazer o processo de autorização de residência chegando no país.

Caso você ainda não possua cidadania portuguesa mas tem algum parente português, confira em nosso site se você pode se tornar um cidadão.

Desconto de 25% na aposentadoria

Em 2017 foi aprovada uma lei (13.315), onde todo cidadão brasileiro que more fora do Brasil e receba sua aposentadoria no exterior, terá um desconto de 25% no benefício. Isso acontece quando o indivíduo já tenha feito a declaração de saída definitiva do país.

Além disso, para que o aposentado continue recebendo anualmente, é obrigatório fazer a prova de vida no país.

Transferindo o benefício

É possível fazer a transferência através de instituições intermediárias que fazem o processo com segurança e praticidade. Você pode fazer on-line e sem grandes dificuldades.

As maiores empresas desse segmento são: Transferwise, Remessa Online e Western Union.

Outra opção é através de bancos nacionais, o dinheiro é debitado da conta no Brasil e transferido para a conta de Portugal. A desvantagem desse serviço feito por bancos é que as taxas são mais altas do que pelas instituições intermediadoras e o dinheiro pode demorar mais.

Como vimos, morar em Portugal como aposentado pode ser uma ótima opção para você que busca uma melhor qualidade de vida, boa comida e viagens! Não perca essa oportunidade de morar em um país tão belo e acolhedor.

Um dos serviços que nós do Cidadania Já oferecemos é o planejamento de viagem, um serviço totalmente personalizado e pensado em você. Podemos te ajudar em todo o processo burocrático de mudanças, documentação, aluguel e muito mais! Entre em contato com a gente e entenda melhor o que podemos te oferecer.