Inverno em Portugal

Inverno em Portugal

Share

Atualizado em: 29/10/2024

4 min

Portugal é um dos países que sem dúvida oferece diversas opções de passeios e atrações em qualquer época do ano. O verão é uma delícia, mas o inverno em Portugal é um sonho.

Grande parte das pessoas ao pensar na Europa, vem logo à cabeça as praias quentes, muito sol e dias que duram até às 21 horas. Porém, o inverno em Portugal também pode ser surpreendente e trazer diversas surpresas!

Como é o inverno em Portugal?

O inverno em Portugal ocorre entre 21 de dezembro até 20 de março, porém o frio normalmente começa um pouco antes, nos meses de outubro e novembro.

As temperaturas oscilam bastante conforme a região do país, sendo que no sul o clima costuma ser um pouco mais quente (mesmo no inverno), enquanto no norte é comum haver neve e temperaturas negativas.

Dentre todos os países da Europa, Portugal é o mais quente, com média de temperatura na casa dos 8 °C graus durante os meses mais frios, enquanto a Rússia (considerado como país mais frio) atinge – 20 °C.

Baixa temporada

Outra vantagem de viver o inverno em Portugal é que os meses de inverno, entre outubro, são considerados como baixa temporada, ou seja, valores mais baixos.

Desde passagens aéreas, hospedagens, ingressos de museus e parques, alimentação (sim, alguns restaurantes possuem cardápios específicos para a baixa temporada, com valores mais baixos), transporte e tudo mais… Por isso se o clima não é um fator decisivo para seu passeio, viajar nesse período pode ser uma ótima ideia.

Onde ver neve em Portugal?

Sim, em Portugal também neva e isso pode ocorrer com mais frequência do que você imagina! Nas chamadas “terras altas” (região montanhosa no norte do país) é comum haver neve nos meses de dezembro e janeiro.

Um dos pontos mais conhecidos é a Serra da Estrela, localizada maioritariamente no distrito de Guarda, região norte, a serra é considerada como o segundo ponto mais alto do país com 1.993 metros de altitude. No inverno em Portugal é comum a região ficar toda coberta por neve e por vezes até acontecem proibições de circulação nas estradas devido ao gelo.

Existe uma Estância de Esqui onde é possível praticar o esporte. Para os iniciantes é possível fazer algumas aulas antes e alugar os equipamentos necessários para a prática. 

Além de esquiar, existem outras atrações na região, como a Torre da Serra da Estrela, o Vale do Zêzere e o próprio parque Natural da Serra da Estrela, com suas lindas paisagens, rios e lagoas (em um dia de sorte é possível vê-los congelados).

Cidade históricas

No inverno em Portugal chove um pouco, proporcionando dias ótimos para passear e descobrir diversas cidades lindas que ficam ainda mais encantadoras em dias frios.

Bragança é uma delas! Para quem busca tradição, boa gastronomia, lugares cheios de histórias e clima frio, esse é o lugar. Com diversas opções turísticas, castelos, museus, igrejas, tudo muito conservado e organizado, a cidade é um dos destinos mais escolhidos pelos portugueses para uma escapadinha no inverno.

Manteigas, cidade localizada próximo à Serra da Estrela é nacionalmente conhecida como “coração da serra” é parada obrigatória para quem está passando pela região. Por ser uma cidade pequena, com pouco mais de 4.000 habitantes, o clima interiorano, as construções e as pessoas são uma surpresa agradável à parte.

Roupas de inverno

É importante lembrar que o inverno na Europa é bem diferente do inverno na maior parte do Brasil (com exceção da região sul). Por isso, se for fazer uma viagem nesse período, traga roupas pesadas e que realmente esquentem.

Segunda pele térmica, meias de lã, casacos impermeáveis, cachecóis, toucas e luvas, basicamente todas aquelas roupas que ficam no nosso guarda-roupa no Brasil e usamos pouquíssimas vezes no ano.

DICA: Traga consigo algum remédio para gripe e resfriado, é comum o corpo estranhar a mudança brusca no tempo e você pode acabar ficando doente.

Tags relacionadas: