Saiba como usar sua conta bancária brasileira no exterior

Share

Pode parecer óbvio – “É só acessar o site ou aplicativo do banco” –, mas confie em mim, caro leitor, não é. Fazer o uso da sua conta bancária brasileira no exterior é algo que deve ser feito depois de alguns cuidados tomados. No post de hoje vamos te explicar como lidar com essa situação e evitar muita dor de cabeça no futuro. Vamos lá?

              (É preciso tomar alguns cuidados ao utilizar sua conta bancária no exterior).

Imagine que você se mudou para a Europa e em um belo dia precisou realizar uma transferência para o exterior. Você entrou no internet banking e, no momento de finalizar o pagamento da transferência, ele pediu o token. Ou então, pior, ele automaticamente bloqueou a função por questões de segurança.

Chateado, você liga para o seu banco para resolver a situação e o atendente te pede um rio de informações e confirmações. O.K, você cede os dados e eles liberam o funcionamento novamente. Resolvido? Por ora… Isso porque daqui a alguns meses você provavelmente não se lembrará mais do número para receber o token ou então já terá esquecido de alguma informação antiga sua do Brasil. Isso te levará a muitas outras ligações internacionais para o seu banco, algo que custará caro. Entende a situação? Pois é, mas há as devidas precauções a se tomar e nós vamos te mostrar tudinho agora.

Como acessar sua conta no exterior sem dor de cabeça

Para garantir o acesso sem problemas à sua conta fora do Brasil, é preciso alguns cuidados antes de se mudar para o exterior.

  • Avise ao seu gerente de conta que você estará fora do Brasil. Isso irá garantir que qualquer acesso feito no exterior não bloqueará o acesso online. O bloqueio ocorre de forma automática em alguns bancos que, ao detectarem atividade no exterior sabendo que sua conta é brasileira, impedem o acesso com receio de ser um golpe. Assim, deixando avisado que você estará fora do Brasil, o banco saberá que é você quem está realizando as ações na conta;
  • Aproveite a visita ao seu gerente e peça para ele aumentar o limite de transações online da sua conta. Isso é uma vantagem porque, caso você precise fazer transferências em valores altos, por exemplo, e seu limite for baixo, será preciso realizar a ação algumas vezes. Se o limite for alto, você transfere de uma vez e poupa tempo;
  • Se você utiliza internet banking, cheque se há funções bloqueadas. Pode ser que no exterior você precise fazer o uso delas e não consiga.
  • Atualize todos os dados do seu cadastro. Caso você precise ligar para o seu banco, eles provavelmente irão pedir diversos dados para se certificar da sua identidade, então é bem mais cômodo que tudo esteja atualizado no banco.
                 (Mantenha suas informações atualizadas e informe o banco de possíveis mudanças).

Token

É aconselhável que você possua um cartão-chave pois eles não expiram e garantem que você consiga efetuar transações online.

Outra opção é o “chaveiro-token”, um mini aparelho oferecido por alguns bancos que exibe um código que precisa ser inserido no site do banco para possibilitar a efetuação de pagamentos e transferências. O único problema é que eles têm data de validade, geralmente duram cinco anos.

Se das duas opções acima, nenhuma for viável para você, opte por receber o token por SMS. A opção de tê-lo no aplicativo do token não é tão boa pelo fato de que, caso algo ocorra e você precise reinstala-lo, o banco exige que você habilite o app por meio de um caixa-eletrônico (o que é inviável para você, que se encontrará fora do Brasil). Por isso, o aconselhável é ter um chip só para receber os SMS token. Esse chip, por sua vez, deve sempre conter um pouco de crédito para evitar o cancelamento da linha e também para pagar as taxas referentes ao recebimento das mensagens de texto. Não se esqueça de habilitar o “roaming” nesse chip, dessa forma ele funcionará na Europa.

Meios de comunicação

Caso você – ainda assim – tenha algum problema, precisará entrar em contato com seu banco. E aí, meu caro e minha cara, vai ser uma facada. Uma ligação internacional de dez minutos, por exemplo, sai por quase R$ 80,00. Já imaginou o tanto de dinheiro gasto? Por isso a melhor coisa a se fazer é criar uma conta no Skype (ou qualquer outro serviço semelhante) e colocar alguns euros de crédito. A mesmo ligação de dez minutos, utilizando essa plataforma, sairá em torno de um euro.

Outra situação que pode ocorrer – e essa é um pouco mais chatinha – é ter que resolver alguma questão burocrática com seu banco e precisar estar lá pessoalmente. Para evitar um gasto pesado com passagens aéreas, vale a pena fazer uma procuração. Por meio desse documento, você nomeará uma pessoa para te representar no Brasil.

Viu que não é tão simples assim? Pois é, melhor seguir as dicas e evitar vários problemas, não é mesmo? Se você ainda tiver alguma dúvida, pode entrar em contato que nós respondemos pra já!