Tenho dupla nacionalidade – Qual passaporte devo utilizar?

Share

Segundo a constituição brasileira, cidadãos brasileiros podem ter duas ou mais nacionalidades e consequentemente possuir mais de um passaporte.

Sendo assim, muitas pessoas se perguntam qual é o melhor passaporte para utilizar nas viagens, para solicitar algum visto ou fazer um intercâmbio… E a resposta é: depende!

Antes de explicarmos mais sobre, é importante lembrar que o passaporte é um documento que, por conta de determinados acordos entre os países, pode liberar o viajante de pagar taxas alfandegárias ou, por exemplo, facilitar a permissão de vistos.

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Se você possui dupla nacionalidade, o mais importante antes de sair do território brasileiro é saber quais os requisitos do país que você irá visitar, considerando suas nacionalidades, por exemplo:

Você é brasileiro mas também possui Cidadania Portuguesa e pretende viajar para os EUA, com o documento português você pode solicitar uma autorização online para a viagem, enquanto que com os documentos brasileiros seria necessário o pedido de visto, que poderia demorar meses para ser aceito.

Neste caso, a melhor opção seria utilizar os documentos portugueses.

Ou imaginamos que você é brasileiro, possui Cidadania Italiana e pretende viajar para a Rússia. Para entrar em território russo, cidadãos brasileiros não precisam de visto, enquanto que italianos sim. Nesta situação, a melhor opção seria utilizar os documentos brasileiros.

IMPORTANTE: Nunca se esqueça de apresentar o mesmo documento na entrada e na saída do país, para que as autoridades possam controlar seu tempo de estadia.

ENTRADA E SAÍDA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

O mais indicado quando cidadãos brasileiros saem do território nacional, é apresentar sempre o documento brasileiro (RG e passaporte). Caso algum de seus documentos estejam vencidos, poderá, sim, mostrar o passaporte estrangeiro, porém é necessário informar na saída do país que é brasileiro e apresentar documento de identificação.

QUAL PASSAPORTE UTILIZAR NA HORA DA COMPRA DA PASSAGEM AÉREA?

Essa também costuma ser uma dúvida muito frequente. Já que tenho dois passaportes, quais informações devo colocar na hora de comprar a passagem aérea?

Neste caso, o mais correto é fazer a compra com o passaporte que corresponde ao seu país de residência, já que deverá apresentá-lo no embarque do aeroporto.

Por exemplo, você tem dupla cidadania europeia, seja italiana, portuguesa, espanhola, francesa… E pretende viajar para a Austrália. Para entrar no país com o passaporte brasileiro é necessário solicitar um visto antes, já com o passaporte europeu não. Então deve sair e entrar no Brasil com o passaporte brasileiro, porém entrar e sair da Austrália com o passaporte europeu. Neste caso, deverá comprar a passagem com o europeu.

COMO SABER SE TENHO DIREITO A DUPLA CIDADANIA?

Devido à grande migração de europeus no início do século XVIII, milhares de brasileiros têm, sim, direito à dupla cidadania. Em nosso site disponibilizamos um teste gratuito, seguindo as regras dos consulados, onde após o preenchimento você já fica sabendo o resultado. Ficou interessado? Não deixe para depois, a hora é agora!