Mudança para Portugal – Como me planejar?

Share

Nos últimos anos Portugal tem se tornado o principal destino para brasileiros que pretendem viver fora do Brasil. Segundo pesquisa recente realizada pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), são quase 151 mil brasileiros vivendo no país (2020), o maior número já visto até hoje.

Um dos pontos que explicam esses números é a questão da facilidade no idioma. Em Portugal a língua oficial é o português (existem algumas diferenças do português brasileiro, mas são de fácil compreensão), o que proporciona um grande alívio para quem quer mudar de país mas não é fluente em outro idioma.

Compreender a língua é primordial para uma melhor adaptação e solução de questões relevantes no dia a dia, como busca por emprego, ir às compras, escola para as crianças, informações nos serviços de saúde e etc.

Outro fator relevante para os brasileiros é o clima. Portugal é o país europeu onde as temperaturas são mais amenas e se assemelham mais com o Brasil. No inverno os termômetros chegam no mínimo a 0 graus, enquanto que nos outros países da europa as temperaturas tendem a ser bem mais baixas.

Veja também: Qual a melhor época para se mudar para Portugal?

Mas se você ainda tem dúvida se mudar para Portugal é uma boa idéia ou não, uma dica valiosa é organizar uma viagem prévia e fazer um “estudo de campo”. Vá às cidades que mais te interessam e converse com moradores, sinta o clima do país, veja como as coisas funcionam, pesquise sobre o estilo de vida da cidade em questão e se pergunte se ali pode ser sua nova casa.

Veja também: Melhor cidade para viver em Portugal

Se a resposta for sim, você antes de tudo precisa saber quais são as possíveis maneiras de viver em Portugal de forma legal. Vamos a elas:

  • Possuir cidadania portuguesa
  • Vistos (estudo, trabalho, empreendedor, golden visa e aposentadoria)
  • Reagrupamento familiar

Possuir um destes três documentos te possibilitam viver legalmente no país, podendo utilizar o sistema de saúde português, estudar e trabalhar sem nenhum problema.

QUANTO TEMPO ANTES DEVO COMEÇAR A ME PLANEJAR?

Essa é outra dúvida muito pertinente para quem pretende morar em outro país, já que fazer mudança nunca é tarefa fácil…

Passagem aérea

Pesquisar bastante é um dos segredos! O valor de passagens aéreas variam muito e podem fazer uma grande diferença no seu orçamento. Uma dica é sempre procurar por passagens através da aba anônima de seu navegador, já que assim seus dados não ficam registrados e os sites não te “enxergam”, consequentemente o destino que você sempre procura não terá aumento do preço.

Outra opção é fazer suas buscas de madrugada, muitas vezes companhias aéreas lançam promoções relâmpago com valores bem atrativos!

O tempo indicado para iniciar sua pesquisa por passagens aéreas é de 10 á 6 meses antes da viagem. Muito antes disso os preços podem ter grandes oscilações e você pode acabar por perder dinheiro.

Deixar pra comprar em cima da hora também pode não ser uma boa idéia, pois quanto mais perto da data da da viagem, possivelmente mais caro será.

Dinheiro

O planejamento financeiro é extremamente importante para iniciar uma vida em outro país. Você deve levar em consideração a diferença cambial entre o Real e o Euro, atualmente o valor de 1€ é de aproximadamente R$ 5,65 (04/2020), por isso aconselho, quanto antes começar a juntar dinheiro melhor!

O valor exato indicado para sua mudança pode variar por diversos fatores. Você vai sozinho ou com família? Já possui trabalho certo? Pretende comprar ou alugar um imóvel? Tudo isso influenciará no montante final e lembre-se, muitos gastos iniciais podem surgir como compra de móveis, documentos, transporte, saúde e etc.

Documentos

  • Passaporte atualizado
  • Diploma e histórico escolar apostilado
  • Certidão de nascimento e/ou casamento apostilado
  • PB4
  • Carteira de vacinação em dia

Levando em conta que você irá se mudar em definitivo e não sabe quando retornará ao Brasil, é importante levar consigo documentos que ache necessário, mas saiba que qualquer documento brasileiro precisa ser apostilado para ser válido em território português.

Depois de todas essas informações, a conclusão que chegamos sobre o tempo certo de planejamento é que ele pode mudar de pessoa pra pessoa. Se você vai com crianças, leve em consideração as datas escolares para matricular seu filhos, qual o melhor período para conseguir oportunidades de trabalho e principalmente se todos os integrantes da família estão de acordo com a mudança, já que o fator emocional pode influenciar muito na sua adaptação.

Boa sorte nesse planejamento e se precisar nós do Cidadania Já podemos te ajudar com nossa consultoria personalizada de viagem!