Conheça os 10 melhores restaurantes de Portugal

Share

Fazer uma lista com os melhores restaurantes de Portugal não é uma tarefa simples. Afinal, nos últimos anos o país entrou definitivamente na rota de turismo e na de moradia de muitos brasileiros. Por conta disso, sua gastronomia também se torna cada vez mais conhecida.

O país todo está repleto de locais que contam com uma ampla variedade de pratos, inclusive da alta gastronomia. Para onde for o visitante encontrará excelentes pontos para fazer suas refeições e passar bons momentos.

Esse é um dos setores nos quais o país tem se destacado bastante e a tendência é que a qualidade dos restaurantes melhore ainda mais. Isso sem contar os locais que podem ser abertos e acrescentados à lista dos destaques.

A seguir, confira uma lista dos 10 melhores restaurantes de Portugal e planeje também este detalhe de sua viagem.

Os 10 melhores restaurantes de Portugal

A lista a seguir traz um compilado de restaurantes muito bem qualificados, tanto em estrelas quanto em boas críticas. Você saberá o tipo de cozinha de cada um deles e também onde estão localizados – você verá que as cidades são variadas, assim como o perfil dos locais incluídos na relação.

1 – DOC

É considerado o melhor restaurante de Portugal e está no top 25 de todo o mundo, de acordo com relação do Tripadvisor. Fica em Armamar, no distrito de Viseu. Essa lista considera os locais que servem pratos de alta gastronomia.

É um dos três restaurantes comandados pelo chef Rui Paula, que chegou a ser jurado do MasterChef português. O DOP, no Porto, também é muito bem conceituado.

As próprias instalações chamam a atenção de qualquer visitante. Assentado em estacas, ainda possui um deck de madeira que se prolonga sobre o rio. Fica em uma área fluvial que conta com dois cais e um estacionamento.

A vista é deslumbrante e esse é um dos motivos pelo qual o restaurante leva esse nome – a sigla DOC significa “degustar, ousar, comunicar”.

O restaurante se preocupa também com o aspecto visual de seus pratos e faz questão de manter o colorido das refeições. Suas especialidades são a vitela maronesa, o cabrito, o porco bísaro e o leitão. Ainda é possível degustar excelentes vinhos.

2 – O Paparico

Fica na cidade do Porto e está aberto sempre na hora do jantar, de terça-feira a sábado. Tem um ambiente bastante acolhedor e conta com um bar na entrada, onde é possível apreciar diversas opções de destilados.

Como não poderia deixar de ser, até por estar localizado em uma cidade conhecida por seus vinhos, a bebida é também um dos pontos fortes do restaurante.

Entre as entradas, é possível apreciar:

  • Salada de bacalhau com cebola, salada e crocante de broa de Avintes;
  • Prosciutto (um presunto seco e curado);
  • Terrina de vitela arouquesa, servida com erva doce e vinho do Porto;
  • Ceviche de polvo (com coentro) e bacalhau;
  • Queijo cremoso azeitão;
  • Salsicha defumada de porco preto.

Já entre os pratos principais, se destacam o scallop, lombo de vitela com molho de tutano e arroz malandrinho de Tamboril.

Você pode também saborear uma pré-sobremesa, antes da propriamente dita. Um cardápio rico e original.

3 – As Salgadeiras

Os frutos do mar estão presentes em diversos pratos. Foto: More Harmony

Também está entre os melhores restaurantes de Portugal e se localiza na capital, Lisboa, no Bairro Alto.

Seu menu possui uma ampla cartela de vinhos e entre as opções de entradas se destacam as sopas, como as de peixe e legumes, além dos frutos do mar, como mexilhões salgados.

Os pratos principais são basicamente feitos de carne ou frutos do mar. Entre os primeiros se destacam o strogonoff de vitela com coroa de arroz e o cabrito à moda de moção. Já na segunda categoria, o polvo à marinheiro e as lulas recheadas à salgadeiras são alguns dos pratos principais.

As sobremesas também arrancam elogios dos frequentadores. A fondue de chocolate, por exemplo, serve duas pessoas. A sorberoska (gelado de limão com vodka) é um prato bastante original e a tarte de maçã com chantilly ou gelado também é deliciosa.

O local aceita reservas, inclusive para datas especiais, como o Dia dos Namorados ou o Ano Novo.

4 – Cris’s Place

Fica em Funchal e serve diversas opções com peixes, sopas, massas e risotos.

A salada mediterrânea é uma ótima alternativa de entrada, assim como o salmão com mousse de abacate. Dentre as sopas, vale destacar a minestrone alheira de fumeiro.

Além da minestrone, a influência italiana também se faz presente em pratos principais, como a lasanha de legumes frescos. Já entre os risotos, o de lapas e ervas frescas é muito popular entre seus frequentadores.

O bacalhau assado com crosta de broa e falafel de grão de bico é também opção de prato principal, assim como o polvo roxo com confit de cebola, pimenta e alho. Os amantes de carne vermelha podem apreciar a barriga de porco assada a baixa temperatura com funcho.

O tradicional bacalhau português não poderia faltar no menu dos restaurantes. Foto: Gadini

Para encerrar a sua refeição, nada como uma boa sobremesa, como o cheesecake com frutos silvestres.

A decoração do ambiente mescla o moderno com o clássico, sem deixar de lado o ambiente intimista que faz desse restaurante um dos que não poderia faltar na lista dos melhores de Portugal.

5 – Ode Porto Wine House

Fica no centro histórico na cidade do Porto. Tem uma vista inspiradora e maravilhosa para o Rio Douro. Como o próprio nome diz, tem uma grande variedade de vinhos. Porto tem reconhecida tradição na fabricação da bebida.

Seus petiscos também atraem visitantes, pois usam ingredientes clássicos da culinária portuguesa.

Tem dois ambientes que se diferem entre si. Logo, pessoas de diversos perfis podem se sentir à vontade nesse que também é um dos melhores restaurantes de Portugal. O andar superior é mais tranquilo e satisfaz pessoas que procuram um ambiente mais reservado para fazer suas refeições. Por outro lado, o térreo é mais descontraído e informal.

Independentemente do local escolhido para permanecer quando estiver no Ode Porto Wine House, um ponto é certo: o local é bastante requintado e de muito bom gosto.

6 – Belcanto

É o primeiro restaurante da capital portuguesa, Lisboa, a receber duas estrelas da lista da Michelin. Tem como pilares:

  • A preocupação com o sabor de todos os pratos;
  • A prioridade é sempre dos produtos (inclusive sobre a técnica);
  • Escolha criteriosa dos ingredientes a serem usados;
  • Conforto de todos os clientes, para que a refeição vá além da simples degustação de alimentos e seja uma experiência muito mais ampla;
  • Cozinhar é muito mais do que preparar pratos;
  • Estímulo do tato;
  • Combinação de elementos e constante pesquisa de novos itens.

Possui uma grande carta de vinhos. Muitos de seus pratos têm peixes e frutos do mar, com ingredientes sempre frescos, o que aumenta a qualidade de cada refeição.

O Belcanto é uma excelente opção para comemorar ocasiões especiais, como aniversários e eventos, além de comemorações diversas. O local sempre serve algo especial no final da refeição, juntamente com o café.

7 – Restaurante do Forte

Está na região da Zona Velha de Funchal, dentro da fortaleza de São Tiago, e também é considerado um dos melhores restaurantes de Portugal. A fortaleza é datada do século XVII e de lá podem ser vista toda a cidade, além do mar.

Serve pratos nacionais e internacionais, com a mesma preocupação e qualidade.

Seu menu é à la carte: o cliente escolhe três pratos (entrada, prato principal e sobremesa) com preço único. O valor também inclui um vinho.

Há duas opções de ambientes: o interno, que tem uma decoração agradável e acolhedora ao mesmo tempo, e a área externa, onde os frequentadores podem saborear as diversas opções de pratos com vista para a Zona Velha.

O Restaurante do Forte ainda promove noites especiais, como a marroquina, romântica e medieval. É perfeito para casais e grupos de amigos.

8 – Oxalá

Em atividade desde 1991, fica em Ovar, em frente à marina. Seus serviços são planejados especialmente para que os frequentadores tenham uma experiência única ao comer. O atendimento é personalizado, a decoração é planejada e os pratos deliciosos.

Os ambientes são os mais diversos possíveis. No hall de entrada, os visitantes têm acesso a produtos regionais e degustam um espumante. Já a sala vintage tem capacidade para 12 pessoas e pode abrigar tanto famílias quanto grupos de amigos e parceiros de negócios. A sala privada abriga 16 pessoas e é perfeita para reuniões.

Os pratos à base de carne também são comuns. Foto: Rita E

Quanto aos pratos, são marcados pela originalidade e pela releitura de clássicos. Exemplos disso são a feijoada de mariscos, a maionese de camarão e o churrascão, com cabrito e costeleta. Como sobremesa, vale a pena experimentar os doces variados oferecidos pelo restaurante e as frutas laminadas.

9 – Restaurante dos Artistas

Está em Lagos, na região do Algarve, e também serve pratos à la carte, com uma variada e extensa carta de vinhos. Também abriga eventos como casamentos, aniversários e outras recepções.

Os pratos atendem a diversos tipos de paladar. Para a entrada, algumas das opções são o queijo de cabra, crocante de galinha, foie gras, black angus e anchovas. As sopas também agradam os visitantes, como a de amêijoas e coentros.

O vinho português não costuma faltar nos restaurantes considerados os melhores de Portugal. Foto: Junior Tomczak

Para os vegetarianos, o risoto de abóbora hokkaido, o ravioli de cogumelos selvagens com tomilho e o tabule são excelentes alternativas.

Também são servidos pratos à base de peixes, frutos do mar, carnes e queijos.

Já em relação às sobremesas, o menu conta com o crème brûlée clássico, a fantasia de merengue e a tarte de amêndoa algarvia.

O Restaurante dos Artistas está em funcionamento desde o início dos anos 2000 e prima pela criatividade em seus pratos e decoração.

10 – Mini Bar Teatro

Está na capital Lisboa e tem uma filial na cidade do Porto. De propriedade do chef José Avillez, tem um ambiente bastante acolhedor, que satisfaz tanto as pessoas que desejam ter um happy hour ou as que pretendem um jantar completo.

Os pratos são bastante criativos, a começar pela caipirinha de comer e um Ferrero Rocher diferente, feito de foie gras. Por outro lado, o tradicional frango assado também tem seu espaço, com base crocante e acompanhado de creme de requeijão fumado.

O bar conta com um DJ aos finais de semana.

A carta de vinhos também é variada, assim como nos restaurantes anteriores. São servidos em mini-doses e o cliente também pode criar o seu próprio menu.

Você conferiu a lista dos 10 melhores restaurantes de Portugal. Para saber mais sobre o país, não deixe de acompanhar nosso conteúdo novo e exclusivo e também o que já está publicado.